sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

E se eu cair no rio com wader? VIVER ou MORRER?

“Um homem só terá um pouco mais de segurança quando conhecer os seus limites e possibilidades em condições favoráveis e principalmente, nas desfavoráveis.”
Keko

Ano passado, na BassPro, peguei um colete salva-vidas na mão, daqueles infláveis – ar comprimido (prático, bastava puxar a cordinha) e coloquei de volta na prateleira porque achei ele incômodo e pesado. De lá pra cá isso não me saiu mais da cabeça, afinal, a vida não tem preço!

Uma assombração me assolava: “o que vai acontecer quando eu cair no rio, onde não dá pé, no meio da correnteza e de wader?”

Minha resposta: o wader vai encher de água e ficar muito pesado e pra piorar, estarei usando bota, ou seja, a menos que alcance uma pedra ou um galho, correrei sério risco de vida de morrer AFOGADO (destino certo na minha cabeça)!

Já passei por 3 situações críticas, então, o instinto de sobrevivência me diz o seguinte: se escorregar ou cair, tente se jogar onde há uma pedra, galho, qualquer estrutura!

Bom, melhor ter certeza. Por isso, fui fazer o teste de campo. Vamos lá:

EU:
Peso: 115 kg
Alt. 1,89 m
Roupa do corpo: Calça jeans, cinto e camiseta (comum nas pescarias)
Wader: tipo respirável, Cabela’s BlueStream
Wading boot: Cabela's Zippered Felt-Sole (neoprene)
Cinto do wader: de nylon, caseiro, com trava de plástico

Preparado:

1ª Situação: Se o pescador cair na água, provavelmente poderá contar com o ar preso nas pernas para auxiliar na flutuação, se estiver com cinto. Então, entrei na água até o joelho apenas (o que me dá uma boa reserva de ar) e me joguei na água afundando completamente.


Sem problemas, consegui atingir a superfície COM FACILIDADE e nadar...

2ª Situação: Quanto mais fundo você caminha no rio, mais o wader aperta contra o corpo e elimina o ar ali de dentro. Segunda experiência: tirar o cinto e todo o ar de dentro do wader, afundar e tentar nadar:


Sem ar, no limite da roupa, coloquei o cinto e me joguei na água:

Consegui nadar tranquilamente!!!


Veja como o wader encheu de água, do joelho pra baixo, MUITO PESO:

3ª Situação: caindo em uma corredeira, conforme a sua posição, o wader vai encher de água entre 3 e 5 segundos! Neste último teste, tirei o cinto, enchi o wader de água, coloquei o cinto de volta e tentei nadar:

Teste:

Foi possível mas, nadar exigiu mais esforço! Nada excessivo que alguém cansado não consiga executar até alcançar alguma estrutura e se salvar. Obviamente o peso da água dentro do wader é o mesmo que fora. Porém, o peso (água) de dentro do wader você tem que carregar, além do seu próprio peso.

4ª Situação: nadar sem cinto por fora do wader (ERRO GRAVE). Em águas paradas é tranquilo mas, essa atitude é a que mais mata pescadores com waders e a piscina não revela isso. Sem cinto, a turbulência das águas do rio, somada a corrente forte, faz o efeito paraquedas, também chamado de âncora ou seja, cata o pescador e o arrasta com violência: o pescador perde totalmente o controle das suas ações. Não adianta saber nadar, a pressão da água te arrasta, gira o corpo, te joga de um lado para o outro, afunda e te AFOGA! Mesmo o wader estando cheio de água, “outra” leva de água não entra (dois corpos não ocupam o mesmo lugar), porém, é justamente esse fato que mantém a pressão constante (empurrando) o pescador e o levando à morte! Cair num rio turbulento e com águas rápidas, sem cinto, é suicídio!

Ponderações:
Uso um wader respirável que é uma membrana muito, mas muito leve, portanto, me ajudou permitindo uma boa natação e sem peso pra carregar!
Wading boot: Imaginei que seu peso atrapalharia e eu conseguiria tirar dentro da água facilmente, caso precisasse me livrar dele, já que o modelo que uso tem apena um zíper para liberar o calçado: PURO ENGANO!!! Não sai, nem fazendo força. A água cria uma espécie de vácuo que não deixa a bota sair do pé de jeito nenhum, salvo, ESFORÇO EXTREMO! Por outro lado, como é uma bota de neoprene, macia e leve, o nado foi bem facilitado!
Cinto: Tem uma função importantíssima que é impedir o efeito "paraquedas" e que a água que entra no wader não passe da cintura pra baixo, ou seja, não atinja e suas pernas e pasmem: FUNCIONA! Você cai na água mergulhando totalmente e suas pernas estão SECAS - na primeira tentativa praticamente não entrou água!! É PRECISO USAR O CINTO!!

Esse teste serve para sobreviver em águas profundas e calmas ou com pouca correnteza. Águas turbulentas e velozes podem causar o efeito parachute (paraquedas) no wader e te matar. Leia os artigos indicados no final.

Conclusão Final: O equipamento utilizado me permitiu nadar com muita facilidade, salvo na 3ª situação, porém, nada grave a ponto de colocar a vida em risco, nem perto disso! Antes deste teste, minha idéia, ao escorregar no rio, era tentar jogar o corpo próximo a uma estrutura pra não morrer afogado: ERRO GRAVE. Se eu cair numa pedra com limo, por exemplo, minha mão pode escorregar e eu bater a cabeça e as consequências podem ser desastrosas! Se escorregar, hoje, me jogo na água e me salvo sem maiores problemas! Obviamente, procurando nadar com o corpo sempre NA HORIZONTAL, próximo a superfície, pois, nas corredeiras pode haver galhos de árvores e as suas forquilhas prenderem o seu pé e a correnteza afundar você!

Não esqueça, você pode cair e, durante a queda bater a cabeça e desmaiar. COLETE SALVA-VIDAS sempre é o meio mais indicado e seguro de sobrevivência (daqueles modelos oficiais da marinha, que deixam a sua cabeça livre para tomar ar). Porém, se a queda com wader na água não lhe trouxe nenhum ferimento grave, SIM, é possível se salvar e com certa facilidade, pelo menos, nos rios que enfrento por aqui (baseado nas minhas condições: boa natação e equipamentos leves).

DICA DOS ESPECIALISTAS: Use sempre cinto (belt), e bem apertado, para prevenir o efeito “parachute”. Se for atravessar algum lugar de alto risco, suba o cinto até onde for possível para segurar a maior quantidade de ar possível no seu wader e evitar o efeito âncora. Nade sempre com a cabeça para fora da água e de costas para a correnteza, para que ela não possa te pegar, girar ou encher o wader de água. Não fique à deriva descendo o rio, isso é para quem usa colete salva vidas, na condição de pescaria, o risco de acidente com pedra ou estruturas é alto.

Não esqueça, piscina é “água parada”, na natureza haverá desafios maiores, o importante é saber dos seus limites e possibilidades, como diz o Bear Grylls (À Prova de Tudo – Discovery Channel): “o sobrevivente é um oportunista” e eu digo mais: “desde que não seja negligente e conheça os seus limites e possibilidades.”

Fazer esse teste me tirou uma grande dúvida e um pânico da minha cabeça e me deu firmeza, coragem e confiança pra agir sem pestanejar, em situações desfavoráveis, porém, sem nunca subestimar o poder da natureza! Nunca acredite em contar com a sorte, seja precavido!

Teste seu equipamento e pesque em paz e com segurança!

keko
 

Para leitura, tragédias reais. Leia os comentários, são interessantíssimos:

20 comentários:

  1. Muito bom , Keko..

    Me fez pensar em coisas que eu andava fazendo completamente perigosas..

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a matéria tenha ajudado!
      É melhor exagerar nos cuidados que dar sorte pro azar!
      Abração parceiro!!!

      Excluir
  2. Realmente muito bem pensado e bem elaborado,Parabéns Keko. Eu nucna tinha pensado nisso,mas agora já está tudo bem esclarecido,principalmente para quando eu comprar meu wader!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu parceirinho! É isso mesmo, cuidade nunca é demais!!!
      Abração!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  3. keko, estão RECOMENDANDO usar DOIS cintos... mais seguro ainda.

    abs
    alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu uso, mas sem querer. É que o chest tem outro cinto então, vira proteção dupla. Até não usei ele no teste porque senão, acredito, que ia me ajudar demais e não era esse o objetivo! Gratíssimo pela dica!
      Abração!!!!!

      Excluir
  4. Grande Keko!
    é por isso que todo mundo gosta de você!
    você entra na brincadeira até o pescoço,literalmente.
    obrigado pelas dicas
    boas pescarias e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graaaaande Gustavo!! hahahaha, essa foi de se molhar inteiro! hahahaha
      Tento ajudar na medida do possível para que a gente possa curtir mais e mais as pescarias com fly.
      Sucesso parceiro e excelentes pescarias também!
      Abração,

      Excluir
  5. Keko pra contribuir com sua brilhante matéria ai vai uma dica que pesquei em uns sites grigos de pesca.
    Sempre carregar dentro do bolso do wader um pequeno canivete deste dobráveis. A ideia é assim que o wader encher de água vc fazer um rasgo nas pernas do mesmo drenado a água que entrou eliminando o peso extra na hora de nadar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha parceiro! Está aqui publicado, grato pela contribuição!!!! A coisa é séria e tem que ser tratada como tal!
      Abração!!

      Excluir
  6. Muito bom Keko,
    tinha essa dúvida e um certo medo de usar o wader com o caiaque. Vai que vira no meio da represa? Mas agora fico mais tranquilo.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André!
      Opa, que bom que a matéria foi útil! Mas, como disse, cada equipamento é diferente. Se puder, é melhor testar pra saber da dificuldade que vc pode enfrentar!
      Abração e obrigado da visita!

      Excluir
  7. Kekão! Ótimo, não uso wader por razões óbvias mas foi ótimo ler teu post
    pra lembrar que prevenir sempre é o melhor remédio!
    Parabéns pelo teste prático cheio de dicas...
    Quando/se eu for usar um wader pode ter certeza q lembrarei destas dicas!
    Abraço.
    Blatt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaala Blatt!
      Muito obrigado meu amigo! Fico muito feliz quando vejo que a pesquisa teórica e de campo valeram a pena!
      Abração!!

      Excluir
  8. Fantástico! Meus parabéns Keko! São pessoas como você que fazem a diferença! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Lauro!!
      Muito obrigado, baita elogio chefe!! Bom saber que a gente soma esforços junto com os amigos!
      Abração!

      Excluir
  9. Grande apresentação Keko!
    Me veio a ideia de usar cintos elásticos femininos, daqueles com quase um palmo de largura. Além da vedação, seria um auxilio para quem tem problemas de coluna.
    Vou dar uma pesquisada.
    Obrigado por compartilhar tua pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Giuliano!
      Tem cintos especiais pra quem tem problema (dores) na Coluna (vi no cabelas), é mais grosso na parte de trás. Vi lá, também, os cintos originais para wader e eles são de elástico!! O meu cinto, mesmo sendo feito num sapateiro, vem aguentando o tranco ao longo dos anos!
      Abração pescador!!!

      Excluir
  10. Bela matéria! realmente são coisas importantes a serem ponderadas! segurança em primeiro lugar..
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Eduardo! É isso aí, não dá pra abrir mão da segurança, nunca!
      Grato pela visita!
      Abração!!!

      Excluir