quarta-feira, 11 de abril de 2012

High Tecnology

Daqui pra frente o pescador terá à sua disposição, o peso em gramas (g) de cada mosca.

SUA RESPONSABILIDADE: conhecer os limites do seu equipamento.
MINHA RESPONSABILIDADE: informar o peso de cada mosca disponibilizada.

Vantagens desse procedimento:

Com o peso revelado, o pescador poderá usar dessa informação para montar equilibradamente o seu equipamento e pescar sem exceder os limites dele, ou seja, terá arremessos precisos e confortáveis!

Poderá usar dropper (várias moscas no leader) e saberá o peso total de todas elas para que a soma não exceda a capacidade da Vara e Linha de Fly.

Vai conseguir achar a clouser minnow com peso ideal para a sua fly rod (mosca pesada, lastreada, porém, extremamente efetiva).

O equipamento equilibrado da fly rod até mosca (ou moscas) atadas ao tippet, permitirão ao pescador desfrutar de horas de pescarias a fio, sem cansaço ou dores desnecessárias para o braço e costas. Isso porque, quando você supera o peso permitido da mosca, o seu equipamento não dará conta, e você, até sem notar, acabará usando força em excesso (em maior ou menor grau), para forçar o arremesso e empurrar a mosca. Ou seja, um errinho leva a uma sucessão de erros e torna a pescaria difícil e cansativa.

Não sabe o peso de mosca que o seu equipamento consegue arremessar? Ainda assim, o pescador conseguirá estabelecer um padrão máximo de peso para um arremesso confortável. Como?

Bom, daqui pra frente preste atenção nos pesos das moscas adquiridas. Teste várias opções. Haverá aquelas em que o arremesso será cômodo e com pouco esforço. A mosca certa, garantirá um arremesso mais preciso. Por outro lado, uma mosca pesada, será arremessada de "soco"! Você sentirá o "tranco" quando arremessar ela, trabalho semelhante ao bait (a mosca vai pelo próprio peso e não só pela condução da linha - ERRADO!).

Cuidado com as exceções: compare moscas dentro de um mesmo padrão. Se você pegar um streamer e um popper (que segura o ar mais do que qualquer outra mosca), sua avaliação pode ficar viciada, equivocada! 

Com essas dicas, o pescador saberá, ainda que aproximado, qual a faixa de peso ideal de moscas que deverá utilizar e poderá escolher entre streamers, nymphs, dries, etc. Guarde esse peso adequado ao seu equipamento para servir de base para as próximas compras de moscas.

Explico a importância disso:

Muitas vezes, a mosca engana o pescador. Um streamer com anzol 1/0 pode pesar menos do que outro, com anzol 4 (menor), porém lastreada com lead wire [chumbo] e um Bead, por exemplo. Ou seja, o streamer grande no tamanho pode te atender e uma mosca menor (e pesada), ser inviável para o seu equipamento. 

As moscas podem ser iguais por fora, mas, internamente podem ter muito lastro!  OU seja, aquela mosca leve te permitirá pescar em represas ou rios calmos, com equipamento leve. A outra mosca IGUAL, porém lastreada, em rios de águas rápidas, mas, logicamente, com outro equipamento (mais forte).

Não arrisque usar moscas acima do peso para pegar peixe grande com equipamento pequeno! Isso, somado à outros fatores (linha com peso superior, por ex.), pode resultar em varinha QUEBRADA. Outro exemplo simples nesse contexto é uma mosca pesada e com bead. Arremessou, acertou na ponteira de uma varinha #2, por, ex., vai quebrar imediatamente ou gerar fissuras que acabarão por quebrar a vara num arremesso mais longo que demanda mais linha e mais força! Evite esse prejuízo.

Conheça bem os seus limites e você nunca mais ficará na dúvida! Na próxima compra, você já saberá se a mosca te serve ou não só  verificando o peso dela e poderá escolher sozinho suas iscas e agilizar a sua compra. Prático e fácil!

Pesagem: notei que muitas são exatamente do mesmo peso! As diferenças são mínimas, desprezíveis! Ainda assim, optarei pelo maior peso para o pescador ter segurança total nestas informações fornecidas.

Todas as moscas já estão pesadas e, a partir de agora, esta informação integra a lista disponível. Consulte o catálogo de moscas no FFB, clique AQUI.

O equipamento de fly é caro, então, proteja o seu! Desfrute dele montado e equilibrado, arremesse melhor, canse menos e aproveite mais a pescaria: compre mosca com o peso correto para ele!

Com essa receita, a sua pescaria de fly será mais prazerosa e eficaz do que nunca!

Abs.,
Keko

2 comentários:

  1. Show de bola!!! parabéns pela idéia!
    Quase matou a gente de curiosidade com o tal do tréco!
    eu tava achando que era uma mesa de atado com mil e uma utilidades, hahahah
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha, pensaram que era até uma NOR-VISE!!!!
      A mesa de atado tá quase pronta, tive uns contra-tempos internacionais mas, parece que agora está tudo ok, só esperar..
      Valeu pela postagem, forte abraço!

      Excluir