domingo, 26 de agosto de 2012

Fly Tying: Hair Stacker

Quando for comprar essa ferramenta, considere investir em várias unidades. Existem de alturas diferentes

e vários diâmetros

Este, em especial, tem regulagem de altura:

Usar o hair stacker correto para cada situação garantirá uma isca bem atada. Nesse caso, propositalmente, usamos um bem maior do que o recomendado. Claro, os pelos ficam alinhados mas... ficam tortos, cruzados entre eles por causa do excesso de espaço (vai prejudicar a mosca):

Com o tamanho correto, temos pelos com as cerdas no mesmo sentido e pontas alinhadas:

Vale dizer que se usar um pequeno demais, os pelos terão o atrito da parece da ferramenta e não vão conseguir descer e alinhar.

Voltando... pegue o pelo limpo (sem sujeita ou dubbing - veja os tópicos anteriores) e coloque a ponta na ferramenta e bata na mesa para alinhar as cerdas. O pelo limpo (para limpar ele use o COMB) é importante porque, caso contrário, o dubbing não deixa ele escorregar no hair stacker e alinhar!

Usando a ferramenta correta, o resultado é garantido!

É só colocar no anzol e prosseguir com o atado

Já falei do diâmetro, agora vem o comprimento. Se as cerdas são grandes demais, um hair stacker curto fará elas pularem para fora do equipamento

Usando o tamanho ideal, os pêlos ficam totalmente dentro do hair stacker ou, pelo menos, a maior parte deles (já é suficiente)

Neste caso, eles estão 100% no tubo então, quando o pescador for bater a ferramenta na mesa, pode colocar o dedão em cima para eles não pularem fora e até usar mais força

É isso aí! Ferramentas corretas, originais, de boa procedência são sinônimo de excelência em atado!
Bom semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário